quinta-feira, 2 de maio de 2019

Ilhada da Liberdade

Boas pessoal,

Tal como o titulo indica, a pesca ilhada dá-nos uma sensação de liberdade pois  encontramo-nos sozinhos no meio do mar sem estarmos rodeados de pescadores. Mas atenção que a pesca ilhada não é assim tão fácil ou tranquila como possam pensar porque envolve um grande esforço físico, muita atenção/concentração e o conhecimento da zona e do mar.
Posto isto, já andávamos há algum tempo a ver se dava uma sota para irmos ilhados uma vez que tínhamos saudades deste tipo de pesca mas as maresias de inverno não tinham deixado. Numa pequena aberta combinei com o Manel e lá fomos. De antemão sabia que o mar ia cair muito mas não era de fiar pois no virar da maré vinha com grande embalagem. Face a estas previsões e sabendo que o peixe, neste caso os sargos, nesta altura do ano andam numa determinada zona apontei para uma pedra cujas características também abrigavam do vento de NE que iria soprar forte durante a enchente.


Chegados ao local, primeiramente confirmamos as condições do tempo, mar e pedra ilhada antes de darmos inicio à jornada. Descemos a arriba, fizemo-nos ao mar e atracamos à pedra com relativa tranquilidade.
Os planos de pesca passavam por metermos uma cana ao fundo, no intuito de tentarmos apanhar algum peixe que fizesse a diferença no final, e pescarmos à chumbica, aos sargos.


Expliquei ao Manel quais os melhores sítios onde teríamos a possibilidade de apanhar uns peixes ao fundo e os cantinhos onde devia meter a chumbica, tendo ele iniciado a pesca logo a facturar uns bons peixes, tanto à chumbica como ao fundo.



No meu caso, aguardei que o mar metesse mais água no pesqueiro, deixando entrar o peixe miúdo que serve de chamariz aos maiores, e fui gerindo a pesca de maneira a não escaldar os três ou quatro sítios onde o peixe andava a mariscar.


Depois do peixe passar à terra e antes do virar da maré, já com a pesca feita, disse ao Manel para arrumarmos a trouxa e zarparmos dali pois o mar já trazia um impulso e na porrada de vazante era provável que abafasse a pedra, o que se veio a confirmar quando varamos em terra.



Por vezes, quando o peixe está em bola ou anda a comer desconfiado e damos a ferrada, podem acontecer situações curiosas como esta. LOL


Comidas, bebidas & petiscos


Do mar directamente para a grelha, mais fresco é quase impossível!


...e da grelha directamente para o prato! 😋


Esclarecimento

Ao divulgar o material utilizado não tenho qualquer interesse de âmbito comercial, económico ou publicitário mas unicamente, de uma forma diversificada, justa e imparcial, tentar ajudar as pessoas nas suas opções uma vez que os mesmos são testados no terreno e até ao limite das suas capacidades.

#Shimano Ultegra TE 420-120 #Shimano Stella SW 5000XG #Awa-Shima Ion Power S-Missile 26Lb #Sunline Basic FC 2.5 #Chumbica 10g #VMC 7126 2/0 #Ralo

#Shimano Ultegra TE 430-200 #Shimano Ultegra XSC 10000 #Sufix Duraflex 32Lb #Platil Ghost 0,40 #Ameixa 130g #Hayabusa FKS 130 3/0 #Caralho-do-Mar


Haja saúde e tudo a correr bem! 😉👍

9 comentários:

  1. Mékié Palinhe!
    Atão já andas na ilha. Temos que ir aí ter contigo!
    Conhecer os cantos dessa maneira, já são muitas horas de água salgada em cima do pêlo....
    Cá para mim, tu andas a aprender a tirar o peixe pelo cú com o teu amigo cá de cima. Andam a tirar peixe da mesma maneira, hehehe
    Já falamos sobre isso, mas ainda ovados nesta altura.... Qualquer dia, arranjam defeso de um ano para os bichos desovarem!
    Na altura do defeso, ainda eles andam a pinar com força ;)
    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Belinho,
      Não tem sido fácil apanhar uma aberta pa ir prá ilha mas são sempre bem vindos! ; )
      Já lá vão mais de 30 anos a virar peixe e a levar com mar no lombo ; )
      LOOOL Pracase o maior sargo que vi tirar tinha quase 3Kgs e veio pelo rabo, foi preciso puxar a seda à mão porque o carreto nem pa trás nem pá frente! LOL
      Não te ponhas prai a dar ideias senão o ICNB ainda altera a Portaria! LOL Este ano tem sido um pouco atípico e os sargos ainda estão ovados. O peixe na casa das 400/600g tem o bucho cheio de limo em vez de marisco. Falei com um biólogo amigo que me disse que essa situação se pode dever ao facto do peixe estar com falta de alguns nutrientes e que os mesmos se encontram no limo, dai essa "dieta".
      Quem devia levar uma pinada valente era quem faz estas leis estúpidas sem base nem acompanhamento cientifico das espécies protegidas porque a época de reprodução é condicionada por vários factores, entre eles o tempo (chuva, mar, temperatura, etc), a alimentação, correntes, etc.

      Saúde, da boa! ; ))

      Eliminar
  2. Boas Palinhe,

    Tu gostas é disso, de andar a levar com o mar no trombil 😂
    Essa coisa das Ilhadas em grandes distâncias continua a não me assistir.
    Bela teca deles e bela Bica do Manuel.

    Por acaso também já tinha reparado na publicidade que fazes ao "car@lho do mar" haha 😂

    Abraço e aperta com Eles,
    Saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Bruno,
      Gosto mesmo é de adrenalina, a melhor, a mais abundante e barata droga que existe! LOOOL ; )
      Pracase esta ilhada até foi a curta distância mas há sempre aquele risco que tem que ser muito bem avaliado. Não nos podemos fazer ao mar assim à bruta! ; )
      A teca ainda poderia ser maior mas temos que ser conscientes e devolver os mais pequenos, mesmo com medida acima da regulamentar, para poderem assegurar a continuidade da espécie e deste hobby saudável qué a pesca ; )
      Só mesmo tu pa levares reparo nisso! LOOOL

      Saúdinha! ; ))

      Eliminar
  3. Boas Paulo,
    Um dia perfeito, melhor só se o peixe fosse maior... ou tivesse ficado lá até o lusco fusco...lol
    A ver se agendamos outra saída para não perder a pedalada... lol
    Estás fortíssimo nos comes e bebes... lol

    Forte Abraço e aperta com elas

    ResponderEliminar
  4. Boas Manel,
    Fomos ilhados pa apanhar sargos, na fomos à corvina! LOOOL Habituaste a apanhar travessões e agora tens a fasquia muito alta ; )
    Na próxima ilhada levamos uma tenda e acampamos uma semana na ilha! AHAHAHAH
    Se as previsões não se alterarem é já este fds ; )
    Quem né bom pa comer e beber também né bom pa pescar! LOL ; )

    Haja saúde! ; ))

    ResponderEliminar
  5. Porra desta vez deste cabo de mim no petisco, belos pitéus sim senhor, isso vai receber resposta😆

    Parabéns pela faina e um dia a maneira certamente... saudinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jony,
      Vou ficar à espera desses petiscos, ó MasterChef! LOL ; )
      Obrigado, já sabes que um dia na ilha vale por 10 pescas das outras ; )

      Saúde, da boa! ; ))

      Eliminar
  6. Boas moce
    Epah eu sempre quis ir á Ilha da Páscoa...mas depois disto acho que quero muito mais ir á ilha da Liberdade :P tenho de ir estrear a prancha pah foi um amigo que me ofereceu!!!
    Até pelo cu os apanhas...áhh marafade :D
    Bela teca 5*
    Saúde e abraço

    ResponderEliminar